3 de set. de 2013

PROJETO DE LEITURA

PROJETO DE LEITURA

Autoras: Adriane Terezinha Figueiredo de Borba
            Fabiana Miller Soares Decarli
            Carla Rossane Schuck
Justificativa:
O projeto visa contemplar a necessidade de alfabetização dos anos iniciais através de uma aprendizagem significativa e lúdica, desenvolvendo atividades que desenvolvam na prática o respeito, colaboração e companheirismo, com atividades que promovam a leitura e conteúdos que permeiem por todas as disciplinas e a contribuição dos familiares dos alunos envolvidos.
Público alvo:
Séries iniciais (1º, 2º e 3º)
Tema gerador:
Fábula da Galinha Ruiva

Objetivos:
Conhecer a importância do alimento utilizado.
Proporcionar às crianças o conhecimento de histórias que desenvolvam a oralidade e a escrita e permitam a reflexão sobre respeito, cooperação e trabalho.
Buscar nas famílias receitas que envolvam farinha de trigo.
Reconhecer a importância do trigo em nossa alimentação.
Aguçar os cinco sentidos com atividades que envolvam as receitas coletadas.
Incentivar o trabalho coletivo.
Realizar atividades lúdicas e significativas.
Estimular a criatividade, a imaginação e a fantasia. 
Exteriorizar emoções e sentimentos. 
Expressar ideias e opiniões com espontaneidade. 
Ampliar e explorar o vocabulário. 
Trabalhar a leitura e a escrita.
Explorar a organização e o entrosamento.
Contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral.

Atividades
·         A fábula da galinha ruiva
a)    Em grupos, confeccionar os personagens da história, fazendo palitoches dos mesmos e recontar a história  com suas palavras. 
b)    Confecção de máscaras dos personagens para realizar a dramatização da fábula.

·         Receitas coletadas nas famílias e transformar em um livro de receitas onde cada aluno fará a capa utilizando diversos materiais desenvolvendo com independência a sua criatividade.

·         Escolher uma das receitas coletadas para realizar com os alunos.
a)    Usar a própria receita do bolo para ensinar noções de medidas, divisão, ao colocarmos os alunos para a fabricação torna o aprendizado divertido e se socializam e aprendem mais e brincando.
b) Realizar atividades que envolvam os cinco sentidos: tato, paladar, visão, audição e olfato através da feitura da receita.
a)    Utilizar garrafas pet para plantar as sementes e trabalhar o crescimento e desenvolvimento das plantas bem como suas partes.
b)    Texto coletivo sobre a coleta das receitas, sobre a fábula e sobre a feitura da receita escolhida.
·         Música:
Quem Roubou Pão na Casa do João
O _________ roubou pão na casa do João.
O ______________ roubou pão na casa do João.
Quem eu?
Você.
Eu não.
Então quem foi?
Foi a ________________
·         Música
Quem Quer Pão?
Quem quer pão, quem quer pão, quem quer pão
Que tá quentinho, tá quentinho, tá quentinho
Tão gostosinho, gostosinho, gostosinho
Quero mais um, mais um!
É tão cheiroso e macio
tão saboroso, um arrepio
Se eu fosse manteiga
Derretia num instante
Ah! sim,
Assim.
Quem quer pão, quem quer pão, quem quer pão
Que tá quentinho, tá quentinho, tá quentinho
Tão gostosinho, gostosinho, gostosinho
Quero mais um, mais um!
Lá vem o padeiro acorda cedo
E mexe a massa com vontade
Sempre contando a canção
Que fala assim, assim.
Olha que tá na hora
De mais uma fornada
Quem não levar agora
Vai ficar pra trás
Olha que tá na hora
De mais uma fornada
Quem não levar agora
Não leva mais.
Quem quer pão, quem quer pão, quem quer pão
Que tá quentinho, tá quentinho, tá quentinho
Tão gostosinho, gostosinho, gostosinho
Quero mais um, mais um!
É pão salgado
Pão de queijo
E tem pão doce recheado,
caramelado de açúcar
Eu quero um
Mais um!
Quem quer pão, quem quer pão, quem quer pão
Que tá quentinho, tá quentinho, tá quentinho
Tão gostosinho, gostosinho, gostosinho
Quero mais um, mais um!
É tão cheiroso e macio
Tão saboroso, um arrepio
Se eu fosse manteiga
Derretia num instante
Ah! sim,
Assim.
·         Filme:
A fuga das galinhas

·         Distribuir folha xerocada com a parlenda abaixo, ler, cantar e dramatizar, em seguida os alunos deverão ilustrar a mesma.
a)    Distribuir diversos tipos de materiais. Um aluno será sorteado pela professora, para desenhar a galinha. Todos os outros deverão fazer ovos para montagem de um painel, o qual ficará exposto na sala de aula.  Este painel será utilizado para a contagem e numeração dos ovos.

·         Pedir aos alunos que tragam para a sala de aula receitas feitas pela sua família (mãe) que contenham trigo (farinha).
a)    Selecionar uma das receitas trazidas pelos alunos para ser feita em sala de aula.
b)    A partir da receita selecionada montar um listão de rótulos, fazendo a separação entre sólidos e líquidos.

·         . Apresentar a receita selecionada em uma cartolina e realizar as seguintes atividades:
a)    Apresentar a receita digitada em letras maiores e desordenada. Os alunos deverão recortar e montá-la na ordem certa. De acordo com o cartaz exposto;
b)    Escrever no caderno os ingredientes da receita e suas quantidades;
c)    Numerar a ordem correta do preparo da receita;
d)    Desenhar os utensílios utilizados durante a realização da receita;

·         Distribuir folha xerocada, individualmente, para que cada aluno faça a sua atividade;
a)    Fazer a atividade em um cartaz gigante. A professora irá chamando os alunos, individualmente, e estes irão desenvolvendo a atividade. Todos os demais deverão estar prestando atenção e auxiliando o colega, quando necessário, na realização da atividade.



 ·         Escrevendo sobre o texto:
Escreva o nome dos personagens da fábula:

Qual é a personagem principal da fábula? Desenhe-a e escreva o nome dela:

·         Distribuir a fábula da Galinha Ruiva xerocada para os alunos ordenar a história em quadrinhos;

a)    Ampliar a história em quadrinhos, transformando-a em 10 folhas A4, para que os alunos em grupo, realizem a pintura com têmpera. Em seguida, os alunos deverão ordenar a mesma, de acordo com a fábula.


·         Após fazer a receita selecionada, os alunos irão desenhar as partes do corpo que usaram para identificar os sentidos:
Tato;
Olfato;
Audição;
Paladar;
Visão.
a)    Em seguida, os alunos serão questionados em quais momentos estes sentidos foram utilizados durante a feitura da receita.

·         Utilizar as forminhas de letras para montar o próprio nome, e formar outras palavras, de acordo com o seu interesse.
a)    Passar açúcar de confeiteiro com corante comestível colorido para enfeitar as bolachas já assadas.

·         Utilizar diversos materiais comestíveis para decorar bolachas Marias, fazendo uma auto avaliação do projeto


Culminância do projeto:

Neste dia os alunos deverão vir acompanhados da pessoa (mãe/vó/tia) que lhe deu a receita para que trouxesse à escola. A pessoa que vier com o aluno deverá trazer a receita pronta, para que num momento de integração possam saborear e se deliciar com as mesmas. Os alunos, juntamente com as professoras, irão apresentar aos familiares às produções feitas neste período. Esta confraternização acontecerá das 10h30min às 12h.


Avaliação:
Ocorrerá de forma contínua visando a participação de todos nas atividades de leitara, escrita e criatividade.