4 de set. de 2010

PROJETO DE ARTES

ESCOLA EST. DE ENS. FUND. 
OLARIA DAUDT
Av. Isdralit – 1570 / Colonial
Sapucaia do Sul – RS
Telefone/Fax: (51) 34536313


PROJETO:
CUTUCANDO BEM NO
FUNDO DESCOBRE-SE
UM NOVO MUNDO


“... história é que nem fio: a gente tece e o fio
cresce, a gente inventa e tudo o que a gente
tenta se transforma em coisa nova.”


PLANO DE TRABALHO


NÚMERO DE AULAS:
16h/a
Duas aulas semanais de 55 minutos
Início 09 de agosto de 2010.


OBJETIVO:
Proporcionar aos educandos o contato com a literatura através dos da autora
Gláucia de Souza promovendo: a leitura de textos, a leitura de imagens experiências
sensoriais e criativas a partir da poética de criação estimulando desta forma o gosto
pela leitura como fonte de conhecimento, cultura e prazer e as várias maneiras de
compreender o mundo.


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS :
Estabelecer relações entre os textos e imagens de forma a perceber a diálogo
entre eles.
Utilizar o uso de recursos gráficos dos textos promovendo as diversas formas
de leitura
Conhecer através de pesquisas bibliográficas e virtuais os artistas para
estabelecer relações e interpretações quanto à criação.
Apreciar imagens ampliando o repertório visual.
Apreciar imagens estabelecendo relações comparativas.
Buscar informações visuais relacionando-as com o cotidiano.
Perceber as características dos artistas e a utilização dos elementos visuais
para compor uma colcha de forma coletiva utilizando os elementos mais variados da
linguagem visual.
Abordar a leitura, contextualizando e percebendo os diversos tipos de criação
artística.


CONHECIMENTOS / CONTEÚDOS
História da Arte e contextualização
Apreciação estética
Arte e sociedade
Criação
Arte e produção de sentidos


ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:


1ª ATIVIDADE:
Realizar a leitura do livro TECELINA da autora GLÁUCIA DE SOUZA.
Observar as ilustrações de CRISTINA BIAZETTO.
Fazer relações da leitura textual com a leitura de imagens.


2ª ATIVIDADE
Solicitar aos alunos uma pesquisa bibliográfica e virtual sobre a autora.


3ª ATIVIDADE
Apresentar aos alunos a obra e a biografia do artista WASHINGTON BARCALA
exposta na 5ª BIENAL DO MERCOSUL para apreciação e discussão com os alunos.


4ª ATIVIDADE
Solicitar aos alunos pesquisa virtual de obras de Washington Barcala e Gláucia
de Souza



5ª ATIVIDADE
Trocar informações coletadas pelos alunos e realizar um plano de trabalho para
as próximas atividades.


6ª ATIVIDADE
Contextualizar as obras coletadas na contemporaneidade.
Quando começou?
Onde surgiu?
Por que surgiu?
Persiste? Por quê?
Qual a importância?
Tipos de materiais utilizados nas obras de Washington Barcala e o
material utilizado por Tecelina no livro.


7ª ATIVIDADE
Dividir a turma em grupos e criar narrativas poéticas para as obras de
Washington Barcala.


8ª ATIVIDADE
Com base no livro Tecelina cada aluno vai criar uma narrativa familiar.


9ª ATIVIDADE
Leitura das narrativas poéticas produzidas em grupo e as individuais.


10ª ATIVIDADE
Digitar e ilustrar as narrativas individuais, para posterior exposição.


11ª ATIVIDADE
Fotografar paisagens e objetos que façam parte da narrativa individual.


12ª ATIVIDADE
Conversar com os alunos sobre a diversidade de materiais utilizados nas obras
de Washington Barcala e propor aos alunos coleta de materias que possam ser
utilizados para a confecção da colcha.


13ª ATIVIDADE
Fazer um esboço individual do que gostaria de retratar na colcha coletiva.
Comentar oralmente com os colegas o que pretende fazer e que material irá utilizar,
aceitando e solicitando sugestões. Após a exposição oral realizar o registro.


14ª ATIVIDADE
Distribuir o tecido de fundo com metragem de 35 por 50 centímetros para a
montagem do esboço da aula anterior.


15ª ATIVIDADE
Decidir como será a montagem da colcha com os alunos e o acabamento que
será colocado. Resolvendo com os mesmos se a mesma será assinada por módulo
individual ou será coletivamente.
Cada aluno trará uma camiseta de cor lisa em que fará uma criação artística
com tinta para usar no dia da visita da escritora.


16ª ATIVIDADE
Fazer um relato gravado sobre todo o processo para ser apresentado no Sarau
Poético.


CULMINÂNCIA
Realização de um Sarau Poético com as gravações, a colcha, as camisetas, e
exposição de fotografias, das narrativas individuais e coletivas.
Visita da autora Gláucia de Souza a escola em 06 de outubro de 2010.


METOLOGIA
Aulas expositivas, dialogadas, investigativas e reflexivas.
Trabalhos individuais e grupais.
Apresentações orais e escritas.
Exposição
Sarau poético


RECURSOS
Maquina fotográfica
Livros
Revistas
Materiais recicláveis
Materiais diversos
Material para pintura
Retalhos de tecido
Material de costura
Botões
Lacres de latas de refrigerante
Prendedores de roupa


AVALIAÇÃO
Será considerada como critério de avaliação a participação em todo o processo;
elaborando conceitos pessoais e grupais a partir dos livros, pesquisas, trabalhos
produzidos e as relações feitas com o cotidiano e com a cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário